+351 223 177 910 | +351 913 213 848 info@terradouro.pt

Dia 22 de maio celebra-se o dia Internacional da Biodiversidade, a mesma data, em 1992, que marca o dia em que se adotou a Convenção da Diversidade Biológica, um tratado cujos objetivos se regem na conservação e sustentabilidade da diversidade biológica e dos seus recursos.

Assim, a Terra D’Ouro vem desta forma relembrar a importância da biodiversidade e o papel da mesma na agricultura.

 

O que é a biodiversidade?

Tal como o nome indica, a biodiversidade representa a diversidade de vida presente na Terra, seja genética, de ecossistemas ou de seres vivos, assim como as interações com o ambiente. Esta prática serve como a base de todas as relações entre os cinco reinos de organismos vivos, animália, plantae, fungi, protista e monera entre si e com o ambiente, permitindo ao Homem um estudo mais pormenorizado da própria vida.  

No entanto, a biodiversidade é facilmente afetada com intervenções humanas que a desviam do seu percurso natural, desequilibrando-a e levando a estragos que muitas vezes são definitivos, por exemplo, a extinção de espécies.

 

Como é que isso afeta o Ser Humano?

Com certeza que o leitor já terá ouvido falar do rinoceronte branco ou, num caso mais recente, do lince ibérico (único na península ibérica), assim como dezenas de espécies que estão em vias de extinção. Este fenómeno aparenta não ter qualquer importância no quotidiano, no entanto, devido ao desequilíbrio que provoca no ecossistema, é possível que determinados produtos que o Ser Humano vá buscar à natureza cessem de existir.

Vejamos o exemplo do lince ibérico, cuja dieta se baseia no consumo de coelhos:

– A população de linces diminuiu drasticamente, 80%, nos últimos 20 anos, chegando a ser considerada uma espécie em perigo crítico até 2015. Este fenómeno deveu-se à diminuição de presas e da destruição de habitats, ambos provocados pelo Homem.

– Sem a ameaça constante dos predadores, o coelho-europeu teve espaço para reproduzir, criando um período em que existiu uma sobrepopulação da espécie em Espanha.

– Durante o período de sobrepopulação, registaram-se vários danos de transportes e nas explorações agrícolas, devido à urgência de obter alimentação e abrigo por parte dos coelhos, afetando assim diretamente o Ser Humano.

Este é apenas um dos muitos exemplos que podem ser dados para mostrar a importância do equilíbrio da biodiversidade.

 

A biodiversidade na Agricultura

Apesar de ser hábito assistir a explorações agrícolas com vários hectares de monoculturas, a biodiversidade mantém-se através da construção de macro e micro ecossistemas.

Se observarmos o solo com atenção, é possível encontrar centenas de macro organismos que interagem entre si, criando um ecossistema que maioria das vezes é favorável ao solo e à planta, sem contar com os milhares de microrganismos que apenas são visíveis à lupa.

Esta variedade de seres permite um equilíbrio frágil e benéfico à planta.

Quando são colocados factores de peso na balança, como alterações climáticas, tratamentos excessivos, alterações drásticas ao solo, erosão, lixiviação, entre outros, a própria cultura poderá sair prejudicada, com o aparecimento de doenças ou com a falta de nutrientes.

Estes factores aplicam-se igualmente à fauna e à flora local que, apesar de não parecer importante ao Jovem Agricultor que vai instalar a sua exploração, são essenciais ao bom funcionamento do ecossistema e devem ser tratados com cuidado e respeito.

 

Este ano de 2018, de forma a celebrar a Biodiversidade, apoie os parques naturais do país, aprenda sobre as espécies a proteger e acima de tudo, valorize o leque infinito de vida que a Terra tem para nos oferecer.

Poderá também gostar de:

  • Rentabilize a sua produção: a transformação de produtos agrícolasRentabilize a sua produção: a transformação de produtos agrícolas É mais ou menos consensual, que a marca Portuguesa é sinónimo de qualidade tanto nacionalmente como internacionalmente. A procura pelos produtos portugueses nas vertentes turísticas e agro-alimentares cresce de ano para ano e a prova disso está na procura do nosso território e no aumento […]
  • HortAmada – Flores de InvernoHortAmada – Flores de Inverno Chá, lareira e uma manta sobre as pernas, este é o cenário preferido de muitos portugueses na altura do inverno, quando o frio ataca com mais intensidade.   Mas será o inverno uma estação tão monocromática como geralmente se pensa?   Não necessariamente. Apesar do […]
  • Alterações climáticas em Portugal. Qual o futuro da agricultura portuguesa?Alterações climáticas em Portugal. Qual o futuro da agricultura portuguesa? Portugal pertence à região de clima mediterrâneo, um clima que sofre influências marítimas e que se destaca pelos seus verões quentes e secos e os invernos amenos e chuvosos. Em junção com a exposição solar que o nosso país tem, criam-se condições ideias para muitas culturas que […]
  • A produção de mirtilho: aspectos importantesA produção de mirtilho: aspectos importantes O mirtilho é conhecido pelas suas propriedades para a saúde. Com cerca de 450 espécies conhecidas mundialmente, o mirtilo continua a deixar marca em Portugal pelas suas propriedades, sabor e versatilidade. Existem, no entanto, aspectos a considerar quando falamos da produção de […]