+351 223 177 910 | +351 913 213 848 info@terradouro.pt
Dr.ª Susana Cruz

Apesar de geograficamente pequeno, o nosso país apresenta uma vasta gama de características invejáveis no que diz respeito à qualidade turística mundial. Podemos nomear a costa marítima, a exposição solar e o clima temperado, a cultura com todas as suas ramificações como a gastronomia e a música ou o apelo natural que o cidadão português presenteia todos os seus visitantes. Mas o turismo em Portugal também depende de outros factores. Neste artigo procuramos explorar um pouco como Portugal se tem vindo a tornar um destino turístico de referência!

 

O desenvolvimento de infraestruturas túristicas em Portugal

Apenas nos últimos anos, expansão do turismo em Portugal tem vindo a ter a magnitude registada atualmente. Pode-se inferir que este processo começou gradualmente com a chegada de um número reduzido de visitantes que vieram à procura, não só dos produtos disponibilizados pelo país, mas igualmente pelas experiências que este lhes poderia proporcionar. Foi este pequeno despoletar que levou à criação de infraestruturas básicas como hotéis e restaurantes e que mais tarde potenciou a evolução da qualidade e disponibilidade dos serviços que o nosso país consegue hoje em dia fornecer.

 

Cidades premiadas e cada vez mais turísticas

Para além do já reconhecido valor atribuído à zona Algarvia, cidades como Lisboa e Porto têm vindo a destacar-se cada vez mais no panorama europeu tendo esta última sido considerada o Melhor Destino Europeu de 2017 pela European Best Destinations, prémio já anteriormente ganho no ano 2012 e 2014.

 

Impacto a nível económico do turismo em Portugal

É estimado que o turismo em Portugal represente já 7% do produto Interno Bruto (PIB) do país com as expectativas para este ano a ultrapassarem os 22 milhões de turistas. Devido a estes valores a Associação Hoteleira de Portugal (AHP) prevê que em 2018 existam cerca de 50 novos hotéis de modo a colmatar a crescente procura. No entanto, é importante referir que os dados recolhidos não se restringem apenas a turistas que visitam as grandes cidades e que optam pela sua estadia num hotel. Estes escolhem também o alojamento local, espaço rural e turismo de habitação.

 

Um país que oferece diversidade e experiências

Tal como referido anteriormente, Portugal não proporciona apenas um serviço, mas igualmente várias novas experiências, como é o caso do turismo rural. Apesar da linha da costa apelativa do nosso país, este apresenta um interior rico em biodiversidade, paisagens paradisíacas e locais ricos em beleza pelo seu direto contacto com a natureza. Estes fatores permitem que Portugal disponha da oferta necessária para a existente procura, que nos nossos dias existe, por uma escapadela ao ar livre, contemplação e contacto com a natureza e acima de tudo novos locais para descobrir.

O interior de Portugal apresenta-se como uma oportunidade de negócio onde muito investimento pode ainda ser feito, beneficiando ainda de fundos disponibilizados pela União Europeia para que um desenvolvimento sustentável seja criado.

A Terra D’Ouro ajuda-o a desenvolver os seus projectos de turismo rural, assegurando assim a continuação de criação de valor para o nosso país. Não hesite em contactar-nos para qualquer esclarecimento.

 

Poderá também gostar de:

  • Porque investir em turismo rural?Porque investir em turismo rural? Portugal atravessa, provavelmente, a melhor fase de sempre no que diz respeito ao turismo. Este crescimento acentuado ( 17%) que pode ser explicado por diversas razões, tem vindo a afectar positivamente as diferentes vertentes do turismo. Neste artigo procuramos saber porque cada vez […]
  • Turismo no espaço ruralTurismo no espaço rural O turismo em Portugal O turismo tem mais valor para a economia, emprego, exportações e investimento em Portugal do que no resto da Europa e mesmo no mundo. Um estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo, que analisa o impacto económico do sector em 184 países, avança que enquanto o […]
  • Linha de valorização Turística do InteriorLinha de valorização Turística do Interior Linha de valorização Turística do Interior Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior Abertura de Candidaturas O Programa Valorizar, criado pelo Despacho Normativo n.º 9/2016, de 28 de Outubro, tem por objectivo promover a contínua qualificação dos destinos através da […]
  • Enoturismo em Portugal – Conceito e importânciaEnoturismo em Portugal – Conceito e importância De forma a celebrar a beleza e a importância de duas componentes tão presentes no nosso país e na europa, o turismo e a produção de vinho, celebra-se, desde 2009, o Dia Europeu do Enoturismo ao segundo domingo de novembro, que este ano calhou ontem, no dia 12. Este dia é uma forma de […]
Share This

REDES SOCIAIS

Partilhe nas suas redes sociais